fbpx
Call Us 1234 567 89 · office@domain.com

Comunicação Empática – o caminho da harmonia

Um curso para reaprender a arte de ouvir, conectar, saborear sentimentos, identificar necessidades, escutar as falas internas e tornar-se protagonista nos seus relacionamentos

Comunicação Empática – o caminho da harmonia

Duração
16 horas em dois dias consecutivos

Este workshop trabalha de forma detalhada e profunda, os programas internos que possuímos que explicam o porquê de nossas ações e principalmente reações. Antes de podermos propor mudanças em nossos sistemas de crenças, precisamos compreendê-los, e para isto, vamos voltar a atenção para nosso interior e observar o que acontece.

As respostas para melhores relacionamentos estão basicamente dentro de nós.

Precisamos identificar nossos comportamentos padrão e de onde eles vem. Assim, podemos dar início à prática consciente de novos comportamentos. Com o tempo, estes se tornarão os novos padrões.

Detalhes sobre este curso

Fomos educados para falar, corrigir o outro, para sermos ouvidos, para marcar com clareza nossa posição, para contestar idéias diferentes das nossas e para procurar vencer as disputas das quais participamos.

Este modelo não dá abertura para a escuta ativa nem para a construção de outras possibilidades diferentes daquelas que já temos. Neste modelo, o simples ato de ouvir o outro, deixá-lo apresentar seu ponto de vista, já parece doer na alma, soa como um prenúncio de uma derrota e parece fraqueza.

Não é de espantar que no dia a dia nos envolvamos em tantos conflitos, seja no trânsito, em casa ou no trabalho.

Toda pessoa que tenha consciência de que temos muito mais conflitos do que precisaríamos ter. Que compreende que a maior parte dos conflitos vem da forma como interpretamos e reagimos a fala do outro.

Pessoas que ganharam consciência de que tem algo errado com o modelo estruturado de comunicação que nos foi ensinado. Que estão cansadas de obter os mesmos tipos de conflitos que geram desgastes em relações.

Pessoas que despertaram para a possibilidade de que a comunicação humana pode ser diferente. Compreendem que é muito mais importante ouvir do que falar. Que precisamos compreender o que acontece, dentro de si e com o outro.

Pessoas  que percebem que não conseguem nomear a maior parte dos sentimentos do dia a dia. Que notam reagem a gatilhos mentais que disparam emoções e sentimentos ora agressivos, ora negativos e se sentem mal com isto.

No âmbito organizacional é de especial relevância para líderes, analistas seniores e consultores internos de Recursos Humanos que desejam compreender a dinâmica dos conflitos e encontrar formas de instalar o diálogo como forma de construção e harmonização de diferenças. 

Enfim, para pessoas que querem ser e fazer diferente, construindo relações baseadas na harmonia, na confiança e na ética.

Conflito é diferente de confronto. Conflito tem muito a ver com a forma como interpretamos e reagimos às diferenças.

No dia a dia vamos colecionando mal entendidos que muitas vezes terminam em conflitos latentes, que duram até décadas. Nossa saúde paga um alto preço pelos conflitos não resolvidos. De dores de cabeça, passando por úlceras, problemas de pele, a terminar em um câncer, são inúmeras as evidências de somatizações que nosso sistema emocional provoca.

Quem está certo e quem está errado?

Fomos criados em um mundo dicotômico, onde sempre temos duas alternativas: para cima ou para baixo, esquerda ou direita, coxinha ou mortadela, crente ou ateu, certo ou errado. Será que entre o 8 e o 800 não existem outras possibilidades? O que aconteceu com o caminho do meio?

Precisamos rever a forma como fazemos nossas leituras de mundo, das pessoas, das situações, para criarmos novas possibilidades interpretativas e um novo leque de opções de ações, não mais de reações.

Vamos rever de forma detalhada e profunda, os programas internos que possuímos que explicam o porquê de nossas ações e principalmente as reações. Antes de podermos propor mudanças em nossos sistemas de crenças, precisamos compreendê-los. Voltar a atenção para nosso interior é uma excelente forma de observar o que acontece.

Tendo como base a observação da própria vida e como os conflitos nela se manifestam, vamos construir um modelo de como as coisas deveriam funcionar. Na sequência vamos analisar as diferenças entre mundo ideal e mundo real, e procurar identificar oportunidades de intervenção simples e práticas. Aquelas coisas que sabemos que devemos fazer e ainda não fazemos. A empatia mostra-se como o instrumento básico e essencial para restabelecer a ligação e comunicação entre duas pessoas.

Alguns caminhos importantes que vamos percorrer:

  • a observação de si como elemento chave para compreender o outro
  • contemplando nossas diferenças e a forma como lidamos com elas
  • que maravilhosa variedade de padrões tribais, familiares e culturais
  • escuta ativa e diálogo – uma nova forma de ser e estar no mundo
  • o grande desafio de silenciar a mente para ouvir a voz interior
  • as emoções e a utopia do controle
  • empatia – a chave mágica para a conexão
  • aprendendo a dialogar 
  • Ontologia da Linguagem – uma nova forma de compreender a comunicação
  • os quatro passos simples e práticos da CNV (comunicação não violenta)

Com as reflexões, teorias, técnicas e ferramentas que este workshop provê, você terá uma base sólida para conduzir mudanças muito profundas em seus modelos mentais, o que permitirá que veja a si próprio, outras pessoas e as relações que construiu, com outros olhos, identificando com mais clareza o que é funcional e disfuncional dentro dos modelos e padrões de comunicação adotados. Com mais consciência de si, poderá torna-se mais protagonista em seus processos de escuta, pensamento e fala, passando a gerenciar seu tempo de fala, velocidade, emoções e ritmo das conversas. Será fácil identificar as armadilhas da linguagem e de antigos padrões. 

Estará mais presente e atento as falas e demandas das outras pessoas, escutará seus diálogos internos e terá tempo de escolher a melhor resposta. Você, mais dono de si.

Investimento

R$ 850,00

Inscrições Pessoa Jurídica:
Uma inscrição = R$850,00
Duas ou três inscrições (10% desconto)
Acima de quatro inscrições (15% desconto)

Envie um email para lannes@lucianolannes.com.br informando o número de inscrições, nomes dos inscritos e os seguintes dados fiscais da empresa para emissão de nota fiscal.

  • nome jurídico da empresa
  • endereço completo
  • CNPJ
  • email para enviar a nota fiscal

Para curso in company solicite uma proposta.

Caso ainda tenha dúvidas, me ligue ou envie um whatsapp: 011 96570-7921.

Você pode ainda enviar um email direto para mim, Luciano Lannes, utilizando o  canal abaixo.

Nos vemos em breve,

abraços,

Luciano Lannes

Quero enviar uma mensagem
Conceitos e prática, juntos, na medida certa, para cada grupo