Quando pensamos no que precisamos para uma vida feliz, a lista vai ficando cada vez menor conforme os anos passam. E é interessante que elas vão se concentrando no que realmente é essencial. É claro que a materialidade da vida se faz presente e uma vida boa necessita de um punhado de coisas físicas que nos deem uma segurança interior. Para cada pessoa é diferente, e não vou aqui entrar nas suposições das correlações do desapego material com evolução ou outros quetais.
Fiquemos com a ideia da felicidade. Não a busca da felicidade do Instagram, do Facebook, pois estas já foram suficientemente desmascaradas. Refiro-me a felicidade simples, uma sensação de bem estar tão tênue, tão básica, que é preciso prestar atenção para notá-la. Não depende de grandes feitos, acontecimentos ou da contemplação de paisagens paradisíacas. Aliás, ela não tem nada a ver com o que está a acontecer lá fora, mas totalmente vinculada com o que se passa aqui dentro.
Aquietar a mente, contemplar os pensamentos, as emoções, são primeiros passos essenciais para acessar esta felicidade. Não é possível comprá-la, não tem a ver com status, presença social, títulos ou com a conta bancária. Ela simplesmente está lá. Sempre esteve lá.
Por vezes passamos a vida a buscá-la no exterior, na materialidade, no destaque, em uma construção forçada de propósito e missão. Lembro da história de que Deus e os anjos resolveram criar a humanidade a sua imagem e semelhança. . Mas para não criar novos Deuses, resolveram tirar-lhe algo muito importante, a Felicidade. Pensaram em escondê-la na mais alta montanha, em outro planeta, enterrada bem fundo, ou em uma caverna. Mas, por fim, esconderam em um lugar onde os homens não pensariam em procurar. Bem dentro deles.
Assim foi. E é interessante notar que criamos a cada dia novas distrações para não olharmos para dentro. A felicidade tem uma voz e um som que só podem ser ouvidos quando cortamos a conexão com tudo o que está fora, e neste silêncio, sem perguntas, sem respostas, apenas sentimos.
Que você possa encontrar alguns preciosos minutos hoje e todos os dias para conectar com o que realmente pulsa em você, com sua essência, que tudo sabe.
Inspira, respira e não pira.
Tenha um excelente dia.