É semana que vem, em São Paulo, quinta e sexta-feira, dias 27 e 28 de setembro.
Workshop “A ARTE DE CONECTAR E PERGUNTAR”
Evoluir é passar por processos de mudanças. Quando temos metas e objetivos criamos um lugar na imaginação e queremos materializar aquilo que concebemos, transformar a ideia em real. Diz-se que um processo de Coaching é uma jornada que leva de um lugar A para um lugar B. O Coaching é o transporte nesta jornada. Não por acaso, que a palavra Coach, que muitos a associam apenas a palavra em inglês, que possui uma variedade de significados, mas a principal seja o trenador, principalmente aquele voltado ao esporte.
Mas uma pesquisa simples nos leva a origem da palavra, na distante Hungria. A cidade de Kocs, se notabilizou por ser o lugar onde no século XV começaram a construir o que chamamos de carruagem. Kocsi, em húngaro, quer dizer carro, e a pronúncia é praticamente a mesma que utilizamos na palavra em inglês Coach, com “i” no final.
Para que esta jornada, aconteça, precisamos de alavancadores de mudança de estado, e é ai que entram as perguntas. Durante a famosa revolução da Qualidade, que teve um impulso fantástico no Japão do pós guera, os japoneses precisavam e queriam muito sair de um estado A, um país fraco, pobre e destruído, para um estado B, um país próspero, forte, competente e respeitado. É no Japão que surge, nos processos investigativos de como fazer as coisas melhor, a técnica do 5W1H. Em inglês significa:
- What – o que será feito? (justificativa)
- Where – onde será feito? (local)
- When – quando será feito? tempo)
- Who – por quem será feito? (responsabilidade)
- How – como será feito? (método)
Posteriormente um segundo H é acrescentado:
- How much – quanto custará fazer? (custo)
Assim, vemos que todo processo de mudança começa com alguma pergunta. E ao longo do processo, quanto mais perguntas forem feitas, mais elementos podem ser acrescentados para aumentar as possibilidades de sucesso.
Esta é a base do treinamento “A Arte de Conectar e Perguntar”.
Se você acha que dominar a arte de conectar e perguntar pode conduzir você a resultados melhores, inscreva-se em nosso curso aberto.
Eu, Luciano Lannes, concebi este treinamento, com base nas maiores carências que as pessoas normalmente apresentam em seus processos conversacionais, e especialmente no Coaching, da busca de muitos profissionais por mais conexão humana e menos formulários. As abordagens mais técnicas, bloqueiam o poder conectivo, pois colocam a ênfase do processo lógico. Da mesma forma, líderes sentem muita falta de dominar formas de conversar, longe do ranço da postura autoritária do chefe, daquele “chato” que só cobre e exige. O líder empreendedor, criativo, é aquele que, de verdade, inspira e ajuda as pessoas a crescer.
A rigor, o ser humano em seus comportamentos e processos decisórios, não obedece muito a lógica, pelo menos a lógica de quem está olhando de fora. Para compreender as ações, medos, incertezas e as não ações de uma pessoa, é preciso conectar-se com ela, pois somente desta forma, conseguimos olhar a situação pelo ângulo que ela olha, e nenhum formulário dá conta disto.
Dias 27 e 28 de setembro em São Paulo. 16 horas de workshop para ajudar você a mergulhar na Arte de Conectar e Perguntar.
Veja mais informações e inscrições.
Grande abraço,
Luciano Lannes