Olá seres relacionais.
Você consegue contar até cinco?
Quanto tempo leva para contar até cinco, contando a cada um segundo?
Veja o vídeo e depois siga na leitura.
A resposta não é tão simples.
Nesta proposta que trago, a ideia é contar mentalmente até cinco, antes de dar uma resposta dentro de um diálogo. Este exercício é útil para qualquer temperatura de conversa, aliás, recomendo que comece a prática com as conversas mais tranquilas e pacíficas. Nessas você provavelmente não sentirá incômodos, pelo menos relevantes. Se sentir, pode indicar que você é uma pessoa acelerada, ou está em um momento acelerado e se impacienta mesmo com estes cinco segundos.
O grande desafio virá em conversas mais “calientes”. Ali, você verá que os cinco segundos da contagem levam duas horas e meia no seu relógio interno.
Experimente, coloque isto na sua prática e não será mais a mesma pessoa de respostas impulsivas.
Esta prática simples, porém, muito desafiadora, nos traz quatro grandes benefícios. Primeiro, nos permite contemplar as respostas “automáticas”, isto é, condicionadas pelo nosso pensar recorrente, e que passamos a achar normal e natural.
Segundo, nos permite pensar nas possíveis consequências daquela fala automática sobre a outra pessoa, para o rumo da conversa e do próprio relacionamento.
Terceiro, nos possibilita construir falas alternativas, levando em conta seus objetivos. Escolher melhor as palavras a usar, ter certeza de quais não deve usar.
Quarto, escolher a melhor alternativa e transmiti-la com uma legítima intenção de criar entendimento, pontes, vínculos.
Quer descobrir um pouco mais sobre seus padrões de comunicação? Participe da pesquisa que elaborei. Ela vai trazer mais ideias e temas para próximas postagens. https://forms.gle/XYfbXS8UJazxt8A29
Quer aprimorar sua comunicação nos seus relacionamentos? Entre para nosso grupo no Whatsapp, “DR sem BO”, para receber mais dicas e informações sobre as lives. Todas as chamadas importantes serão feitas pelo Whatsapp. Este é o link para entrar no grupo http://bit.ly/DRsemBO