Lembra quando você era criança e precisava fazer um trabalho para a escola?
Possivelmente, como para a maioria naquela época não havia internet, você fazia suas pesquisas nas enciclopédias. Conhecer, Barsa, Larousse Cultural, Ciência Ilustrada e a lista vai….
Embora a enciclopédia completa tivesse muitos volumes que adornavam nossas salas, parecia que todo o conhecimento do mundo estava ali, claro na nossa inocência infantil.
Com o advento da internet, tudo passou a estar na rede, e neste momento começa um grande tormento na existência humana: a velocidade com que o conhecimento da humanidade cresce. Os números são confusos, (deve ser por causa de tanta informação), mas estima-se que o conhecimento atualmente dobre a cada três dias. Loucura não é?
E como isto nos afeta? Trazendo uma enorme neura de que precisamos saber tudo, aprender, desaprender, reaprender e estarmos constantemente atualizados. Dá para pedir algo mais insólito?
Na área da gestão, liderança, coaching ou relacionamentos acontece o mesmo, ainda mais na medida em que as disciplinas começam a cruzar informações.
Assim como um bichinho que quando submetido a uma situação de estresse, sob ameaça, paralisa, finge de morto, o mesmo vem ocorrendo com as pessoas em relação à ameaça de ficarem obsoletas enquanto dormem.
E qual a solução?
A famosa frase do “menos é mais”, pode apontar uma saída plausível. Vários movimentos “Slow” estão acontecendo no mundo. Veja a edição da Revista Coaching Brasil que tratou do “Slow Marketing”. O movimento do minimalismo também busca resgatar o equilíbrio para uma vida mais saudável e equilibrada.
E o que fazer com os milhões de livros, artigos, páginas, sites, blogs e postagens que precisamos devorar e digerir?
Eleja um FOCO!!!
Sabendo que será impossível saber tudo sobre tudo, precisamos ter maior clareza sobre o que queremos e o que precisamos dominar melhor. Assim, a famosa frase do “menos é mais”, pode apontar uma saída plausível.
Longe de ser uma receita de bolo, este passo a passo pode ajudar muito a tornar a vida melhor no gerenciamento da informação.
- Selecione diversas fontes de informação disponíveis no mercado;
- Coloque de molho o seu “julgador”, aquele mesmo que quando começa a ler ou ouvir algo já começa a dar um monte de opiniões;
- Avalie a qualidade e o embasamento com que aquela fonte apresenta as informações. Veja bem, você não está avaliando se concorda ou não com ela, mas a consistência para um diálogo inteligente e produtivo;
- Com base nas avaliações, eleja seus canais prediletos de informação para abastecer-se;
- Esteja em constante contato com eles. Utilize as ferramentas das mídias como avisos e notificações para receber novas postagens, artigos ou vídeos;
- Submeta tudo o que receber a uma análise crítica, não uma crítica opinativa, mas uma crítica da consistência dos argumentos apresentados, das projeções feitas, das deduções a quais o autor chegou;
- Leve estas informações com sua análise para suas redes, seus grupos de estudos e de trabalho, compartilhe;
- Pratique! Procure transformar informações em sabedoria através da sua prática.
E lembre-se de que vida é muito mais do que ler, estudar, trabalhar, Linkedin, Facebook, Instagram…..
Curta a natureza, faça passeios gostosos que tragam harmonia com sua família ou amigos.
Seu cérebro também precisa de descanso, e enquanto ele descansa, processa tudo o que esta acumulado e várias coisas passam a ter sentido após um bom final de semana.
Grande abraço,
Luciano Lannes