- Por causa do meu chefe não fui promovido
- por causa do governo meus negócios não vão bem
- por causa dos meus pais não consegui me desenvolver
- por causa de meu cônjuge minha vida não anda
- por causa de meus funcionários tudo anda devagar
Estas e muitas outras desculpas são frequentemente utilizadas para justificar falhas ou resultados ruins por muitas pessoas. Na postagem “Quais razões levam a Cooperação” trago a questão da maturidade pessoal, que é, no meu entender, o primeiro elemento que determina a preparação de uma pessoa para conectar-se com aspectos sutis do coletivo como a empatia, a escuta ativa e a ética.
Esta é uma palestra especialmente desenvolvida para grupos grupos que tem apresentam comportamentos vitimistas e culpam a organização, líderes, colegas, governo e qualquer outro elemento externo pelas condições das próprias vidas.
Maturidade pessoal envolve:
- Assumir responsabilidade pela própria vida
- Responsabilizar-se pelos seus atos
- Responsabilizar-se pelos resultados de seus atos
- Extrair aprendizado de suas experiências
- Rir dos próprios erros
- Procurar novas formas de alcançar suas metas
- Ter postura positiva frente a adversidades
- Ter alta resiliência
Como vemos, a consciência de que o lugar onde agora estamos, a roupa que vestimos, a casa na qual moramos, o trabalho que temos, tudo isto é fruto de escolhas que fomos fazendo ao longo da vida. Reconhecer que somos, não culpados, mas responsáveis pelos caminhos que nossa vida toma em decorrência das escolhas que fazemos ou pelas omissões que assumimos é um passo fundamental nesta jornada de autoconhecimento e evolução que empreendemos nesta vida.
Esta jornada é lenta, gradual e deve ser feita passo a passo. Contribuir com a reflexão pessoal de seu grupo, resgatar sonhos, trazer a alegria de volta são passos importantes deste processo.
A colheita será farta e garantida.
Grande abraço,
Luciano Lannes