Por que o trabalhar em equipe é tão desafiador tanto na sociedade como nas empresas? O ser humano está sempre em busca de respostas simples e soluções práticas para a solução de seus problemas. Não é por acaso que nas mídias sociais o que mais se vê são ofertas sensacionais que prometem soluções “milagrosas” para toda sorte de demandas, do emagrecimento sem esforço e sem privações até o desenvolvimento de lideranças que sejam educadores, treinadores, coaches, mentoras e gestoras de negócios sensacionais. Dizem que o ser humano não gosta de mudanças. Fato é que ele não só gosta, como exige constantemente que elas ocorram. Claro que cada pessoa que exige e demanda mudanças não quer se ver envolvida no processo. Isto exigiria que também fizesse mudanças.
Mudar sem ter que mudar e grandes conquistas sem esforço.
Esta é a fórmula mágica que assola nossa sociedade e nossas organizações. Mas, quando ganhamos a consciência de que para fazermos um omelete é preciso quebrar os ovos, assumimos a responsabilidade pela ação, pelo movimento e assumir responsabilidade é um grande indicativo de maturidade.
Quando sistematizei de minha prática, como líder, executivo, depois como consultor, acadêmico e pesquisador os elementos essenciais para o trabalho em equipe, procurei fatores que fossem responsáveis por mais de 80% do impacto do processo. Pareto, sempre presente em nossas vidas. Cheguei a listar 38 fatores e o próximo passo foi aferir o impacto que cada um causava. No final das contas, 7 elementos deram conta de 85%.
Com estes sete elementos senti confiança em elaborar uma definição para trabalho em equipe que ao mesmo tempo que representasse minha prática e minhas vivências, fosse também aberta e contivesse a essência do ser humano em seus desafios de viver, trabalhar, conviver, buscar realização, cooperar e buscar superar fronteiras. E assim ficou?
EQUIPE É UM CONJUNTO DE DE PESSOAS COM ELEVADA MATURIDADE PESSOAL,
INTELIGÊNCIA SOCIAL E CULTURAL. QUE TRABALHAM DE FORMA COOPERATIVA E
INTERDEPENDENTE, COMPARTILHANDO UMA MISSÃO PARA ATINGIR OBJETIVOS DEFINIDOS.
Quero aqui destacar o primeiro destes elementos: MATURIDADE PESSOAL.
Pessoas com elevada Maturidade Pessoal apresentam as seguintes características:
- Assumir responsabilidade pela própria vida
- Responsabilizar-se pelos seus atos
- Responsabilizar-se pelos resultados de seus atos
- Extrair aprendizado de suas experiências
- Rir dos próprios erros
- Procurar novas formas de alcançar suas metas
- Ter postura positiva frente a adversidades
- Ter alta resiliência
A maturidade pessoal é o elemento primário que permitirá o surgimento e desenvolvimento dos outros. Maturidade pessoal é a construção de uma vida, não existe ponto de chegada posto que somos seres em constante evolução, crescimento e descoberta. Ao mesmo tempo em que nos descobrimos, nos libertamos de amarras, crenças e elementos que não nos pertencem, mas que os pegamos emprestados de nossos pais, parentes, professores, mentores, amigos, pois serviram para pavimentar nossa forma de ver, estar, sentir e agir em um mundo estranho e desconhecido. Desenvolver maturidade pessoal, implica nesta libertação do que não nos pertence para que possamos conectar com nossa essência, real, verdadeira, única. Esta sim, contém um EU que se mantém íntegro ao longo da vida, um EU que como uma linha tênue, suave e forte, conecta o idoso à sua criança inicial.
Um grande abraço e até breve,