Pessoas são o diferencial de qualquer organização, principalmente na forma como as coisas são feitas. Elas influenciam na criatividade e arrojo dos projetos de novos produtos, na forma como serão produzidos, embalados, distribuídos e vendidos. Um produto pode ser fantástico em seu conceito, mas somente será fantástico de fato se sua qualidade também for. Em todas as etapas, do projeto ao pós venda, temos a influência direta do ser humano.
Palestras são normalmente pensadas, por quem compra, como fator de motivação e estímulo, aquela “turbinada no pessoal” para fechar uma meta ou ganhar um fôlego final para encerrar o ano dentro do esperado. Esta é uma abordagem muito simplista e pouco produtiva de investir em uma palestra. Ao cogitar uma intervenção de desenvolvimento para sua empresa, pense primeiro na dor interna que está ecoando. O que de fato está acontecendo? As pessoas não estão entregando o esperado? O mercado está retraído? Houve mudança nos cenários? Alguma crise externa afetou seu setor? Existe alguma crise interna? Houve mudanças que mexeram na segurança, moral ou ânimo das pessoas? Muitos são os fatores a pesquisar antes de sair achando que uma palestra colocará tudo nos trilhos.
Palestra e mudança estão intimamente ligadas. Contrata-se uma palestra pois deseja-se uma determinada mudança. Se fosse para manter tudo como está não precisaria. Cuidado! Por vezes, a mudança que se busca é corrigir uma curva de decaimento na performance futura detectada. Bons analistas organizacionais conseguem antever comportamentos de mercado e curvas de saturação de elementos motivacionais, ou mesmo influência de situações externas sobre a felicidade ou segurança da pessoa ou família. Assim, a palestra busca manter a mesma performance, clima, envolvimento ou motivação ao longo do tempo. Em time que está ganhando se mexe sim. Se não mexer, despenca tudo.
Via de regra se imagina que o palestrante é um agente de motivação. Palestrantes show pertencem a área de entretenimento, não de crescimento pessoal via reflexão. Saímos de um show de um astro da música muito felizes, alegres, cantando e dançando. Mas isto não fez de nós pessoas melhores, nem vai impactar nossa forma de ver o trabalho que realizamos. Aliás, quando não se gosta do que se faz, o efeito do show pode ser negativo, pois ao ver todos os músicos com tanto pique, causando tanto bem estar em um público tão grande, pode vir a reflexão e conclusão do quanto o trabalho é fator de entristecimento e de uma vida sem brilho, sem alegria, sem significado.
Palestra e motivação estão ligadas sim, mas de uma forma indireta. Uma coisa que aprendi na própria pele é que motivação é uma porta que se abre somente pelo lado de dentro. Assim, uma palestra bem planejada, com base em um diagnóstico cuidadoso, com a linguagem e exemplos customizados para aquele público, podem fazer com que as pessoas reflitam sobre seus motivos interiores e seus resultados, e então cheguem a conclusão de que se efetuar determinadas mudanças, será mais feliz, seja pelo resgate de sonhos e metas, ou pela revisão de comportamentos disfuncionais que geram resultados contrários aos esperados.
Trabalhei mitos anos com o conceito de Qualidade, primeiro com químico em um laboratório, depois com ISO-9000 e seus desdobramentos. Como palestrante, fui muitas vezes chamado para palestrar sobre a importância da qualidade para o público operacional, exatamente o que faz a qualidade. Meu foco foi trazer situações do cotidiano onde eles não tinham qualquer poder ou controle, como o caso de um filho necessitar uma cirurgia cardíaca de emergência. Os pais não podem acompanhar no centro cirúrgico, e mesmo que pudessem, não entenderiam o que estava sendo feito, nem poderiam opinar ou orientar o cirurgião. Fazia com que conectassem com a absoluta sensação de impotência sobre o que a equipe médica estava fazendo. Só lhes restava confiar. E ai falava sobre a expectativa de que todos da equipe, estivessem dando o seu melhor, aplicando sua melhor técnica, com o máximo capricho e acima de tudo com muito comprometimento e confiança. Finalizava com a frase que marcou muitos dos que assistiram estas palestras:
– Qualidade é fazer bem feito quando ninguém está vendo.
Assim, as pessoas saiam da palestra com uma reflexão importante e significativa sobre a importância de darem o melhor de si a cada momento para que os produtos ou serviços fossem de excelência. Compromisso interno, que independe do olhar vigilante de um chefe.
Boas palestras tem um custo coerente ao seu valor. Assim, tenha consciência das necessidades, faça uma cuidadosa escolha do palestrante, busque referencias, pesquise seus materiais na internet, canal de Youtube, Linkedin, Facebook, veja suas posturas, tanto pessoais como profissionais. Feita a seleção, converse muito com o profissional escolhido, verifique se ele também busca compreender sua realidade e cultura. Cuidado com palestras de prateleira. Em alguns casos elas atendem, mas muitas vezes uma personalização torna-se essencial.
Por último, cuidado com modismos ou estrelas do momento. Busque profissionais consistentes, que tragam conteúdo para seu público. Caso contrário, a vítima pode ser você.
Veja alguns dos temas que desenvolvo e um breve descritivo da palestra para seu referencial.